Entendendo o que é a ostomia

Ostomia ou Estomia é um procedimento cirúrgico que consiste na abertura de um órgão oco como, por exemplo, algum trecho do tubo digestivo, do aparelho respiratório, urinário, ou outro qualquer, podendo manter uma comunicação com o meio externo, através de uma fístula, por onde pode-se conectar um tubo de inspeção ou manutenção.

Como exemplo, a traqueostomia é aplicada a pacientes com dificuldades respiratórias, em que a traqueia é aberta abaixo do ponto congestionado e um tubo é inserido no local para permitir a entrada livre de ar.

Em casos de câncer do intestino ou outros problemas em que o intestino e o reto precisam ser parcial ou totalmente extraídos, faz-se um estoma ligando a extremidade do intestino preservado à pele. É normal, nesses casos, a aplicação de uma bolsa de colostomia para o recolhimento de fezes.

Conforme o local onde foi feito a ostomia dá-se um nome diferente, iniciado pelo nome do local e seguido de “ostomia”.

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ostomia

 

No Brasil, estima-se que cerca de 100 mil pessoas passaram por algum tipo de procedimento cirúrgico com a necessidade de utilizar uma bolsa para ostomia, de forma temporária ou permanente.